quarta-feira, 20 de abril de 2011

"A inocência é boa pra quem sabe amar"

Ultimamente tenho falado muito sobre amor, vai entender! É que o amor me encanta de uma tal forma, que é sempre bom ter esperança, acreditar nas pessoas e saber que ainda existe possibilidades de criar um mundo melhor para nossos filhos. Como diz a canção "A inocência é boa pra quem sabe amar e sabe entender, que nem todos choraram ... (Rosa de Saron)".
Estamos numa era, em que a vida é tirada como num piscar de olhos, por coisas tão fúteis. Fala-se de tragédias onde pessoas inocentes são mortas, mas esquece que muitas crianças são tiradas do ventre sem ao menos terem a possibilidade de fazer suas próprias escolhas.
O descaso, preconceito, são comuns atualmente,  qualquer pessoa está vulnerável a isso, mas porque?
Refletindo sobre o assunto, percebi que o que falta atualmente é o carinho, afeto, contato, é a conversa, a amizade, estamos na geração Z  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Z), lógico que tudo tem seu lado positivo, os meios de comunicação são imprenscindíveis, mas precisamos ter um cuidado especial com nossa saúde emocional.
As pessoas preocupam-se muito com a saúde fíisica, e temos que prestar atenção, consultar médicos periodicamente, nós temos responsabilidades muito grandes de cuidar dos nossos afazeres, nossas casas, trabalho, filhos, mas esquecemos de cuidar de nós, da nossa saúde emocional.
Precisamos entender que a vida é única e é realmente uma dádiva de Deus, estamos preocupados com tantas coisas que muitas vezes esquecemos de perguntar o que acontece no mais íntimo da pessoa que está ao nosso lado.
É esta falta de amor, que muitas vezes nos torna cativos da nossa própria existência, nos faz prisioneiros do nosso descaso. Existe uma frase de Santo Agostinho que gosto muito: "Ama e faça o que quiseres", o dia que entendermos profundamente esta frase, ou sejamos capazes de compreender o mistério da vida que nos envolve e nos impulsiona a sermos quem somos e entenderemos um pouco mais do que realmente é viver, seremos pessoas bem melhores, e sinceras, mesmo que algumas perguntas não tenham resposta, o questionamento nos ensina e nos proporciona uma elevação do caráter.
O amor  vem perdendo um pouco do sentido, (pessoalmente acho que está sendo banalizado e futilizado), hoje conhecemos uma pessoa e já dizemos -Nossa como eu amo! Ou ainda - É o amor da minha vida! - É como se fosse da minha família! Falamos que amamos, mas não podemos esquecer que só amamos aquilo que conhecemos. Justamente por isso as relações acabam sendo superficiais, e as pessoas também!
Não estou aqui para criticar nem idealizar o amor, e quem sou eu para fazer isso, mas acredito que a falta do verdadeiro amor, nos torna mais fracos, inseguros e insensatos diante de algumas situações, falo do amor de um modo universal. Falando sobre amor, achei muito interessante, existe três formas de amor, o Filos, Eros e Agapê , mas deixarei esta reflexão para um outro post.
Precisamos reconhecer nossa miséria, enquanto seres humanos que somos, e admitir que precisamos uns dos outros e demonstrar isso, partilhar mais a vida, dividir os momentos bons mas também os ruim, os dias de sucessos  mas os dias de derrota, aproximar mais uns dos outros, só assim seremos pessoas capazes de amar plenamente, colocar-se no lugar do outro, e desta forma haverá aproximação de vidas e teremos a sensibilidadepara entender, compreender e valorizar o amor e a vida.

Aproveitem o feriado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Olhar de Anjo .
Todos os direitos reservados.
Ilustrado por: Bluemih .
Tecnologia do Blogger .