quarta-feira, 20 de maio de 2015

Parabéns para nós Pedagogos ...

Reformulando o texto de 20/05/2012

Dia 20 de Maio dia do Pedagogo ... 
Sou formada em Pedagogia há 5 anos, atualmente exercendo a profissão ...Sou apaixonada por crianças.
Lembro-me quando decidi fazer Pedagogia, estava indo pra Canção Nova com minha amiga Lilian, ela me perguntou que eu iria fazer da vida. Na época estava desempregada e meio sem rumo, disse  que sempre gostei de criança, e também de escrever ... então ela disse: - Porque você não faz Pedagogia? rs Eu pensei bastante e percebi que ela tinha razão e comecei a estudar. 
Trabalhei bom tempo com criança. Amo a sinceridade desses pequenos, adoro conversar com eles e brincar. Talvez seja meu lado infantil dando vazão na minha vida adulta!
Depois que me formei, percebi que todos nós temos um pouco de Pedagogo, pois educamos nossos pequenos, sejam eles filhos, sobrinhos, afilhados, amigos ... 
Hoje dou aula para turma do 2º ano do ensino fundamental, minha inspiração é cada olhar, cada pergunta, uma simples explicação. Confesso que aprendo muito com cada um deles.
A Pedagogia é a ciência que tem por objetivo de estudo a educação, então nós pedagogos temos como função atuar no espaço escolar, hospitalar, empresarial, sindical, ONG's, Universidades entre outros, promovendo orientação educacional, gestão, avaliação de projetos. Envolvida com a formação das crianças, adolescentes e adultos.


O símbolo da pedagogia é a coruja que se caracteriza pela sua inteligência, sensibilidade, esperteza, sutileza de espírito e por sua capacidade de enxergar melhor, sua visão é de 180% maior que a visão humana. 

 
Outro símbolo é a flor de lis, (Na realidade é também símbolo dos escoteiros) a qual tem vários significados e foi usada em diversas épocas, mas conhecida símbolo de poder e soberania, assim como de seus significado pureza de corpo e alma.   



No caso do meu anel de formatura  existe um livro (Símbolo da sabedoria) e a Flor de lis. Hoje, dia mais que especial para todas as pessoas que se doam, para que haja uma educação mais coerente e digna, que visa o bem estar físico, psíquico, emocional e afetivo, à todos que se empenham e acreditam que a educação é a principal maneira de haver mudanças em nossa nação e no mundo.
Termino deixando meus Parabéns a todos profissionais, atuantes ou não, a frase que usei no meu Trabalho de Conclusão de Curso: "Educar é ser um artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de idéias..."   Augusto Cury
Que possamos ser um pouco mais de pedagogos nesta caminhada e que nossos frutos sejam de paz, justiça, sabedoria e muito amor, formando cidadãos capazes ter uma vida profissional estável, mas também seres capazes de pensar, produzir, recriar, repensar, conscientes e não reprodutores de conhecimentos, mas formadores de opinião e novos pensadores!  


Nos encontramos por aí...

2 comentários :

  1. Parabéns pelo dia e pela escolha .Uma profissão linda e necessária! bjs, chica e lindo dia!

    ResponderExcluir

© Olhar de Anjo .
Todos os direitos reservados.
Ilustrado por: Bluemih .
Tecnologia do Blogger .